8 de Março: Mulheres Bancárias fazem acontecer

Publicado por:Rogerio Novaes

No Dia Internacional da Mulher, o Sindicato homenageia as trabalhadoras que atuaram na linha de frente da pandemia

Ao comemorar o Dia Internacional da Mulher o Sindicato presta homenagem a todas as brasileiras e, em especial, às bancárias, que são símbolo da resistência na pandemia.

As trabalhadoras provaram ser essenciais aos bancos e ao país. Mesmo expondo suas famílias aos riscos de contágio da doença, elas permaneceram na linha de frente do atendimento nas agências, garantindo o seu pleno funcionamento, o pagamento de auxílios e de outros benefícios sociais a milhões de brasileiros.

A realidade brasileira, quando se trata de igualdade de gênero. A participação feminina no mercado de trabalho brasileiro ainda é marcada por desigualdades. Conforme a segunda edição das Estatísticas de Gênero-Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil/2020 do IBGE, as mulheres representam 54,5% da força de trabalho enquanto a masculina era de 73,7%. Elas ocupavam, à época, 37,4% dos cargos de liderança das empresas brasileiras.

“Conquistamos alguns avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer, com muita luta e unidade, a busca pela equidade de gênero continua. Também precisamos dar um basta à violência contra a mulher, a segregação ocupacional e outras formas de discriminações que as mulheres sofrem ainda hoje”, lembra Ronaldo Silvino, Presidente do Sindicato.

Data foi oficializada em 1975 

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para marcar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero. A data tem sido cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e por fim as discriminações.

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (71)
R$ 11,7 bi ou R$ 10,6 bi: qual, afinal, foi o lucro da Cai...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (66)
SantanderPrevi: alteração de perfil de investimento pode s...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (65)
Santander anuncia avanços em reunião com representantes do...
FeebSPMS_22022024
BB prioriza diversidade na expansão das Gepes
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (64)