8 de Março: Mulheres Bancárias fazem acontecer

Publicado por:Rogerio Novaes

No Dia Internacional da Mulher, o Sindicato homenageia as trabalhadoras que atuaram na linha de frente da pandemia

Ao comemorar o Dia Internacional da Mulher o Sindicato presta homenagem a todas as brasileiras e, em especial, às bancárias, que são símbolo da resistência na pandemia.

As trabalhadoras provaram ser essenciais aos bancos e ao país. Mesmo expondo suas famílias aos riscos de contágio da doença, elas permaneceram na linha de frente do atendimento nas agências, garantindo o seu pleno funcionamento, o pagamento de auxílios e de outros benefícios sociais a milhões de brasileiros.

A realidade brasileira, quando se trata de igualdade de gênero. A participação feminina no mercado de trabalho brasileiro ainda é marcada por desigualdades. Conforme a segunda edição das Estatísticas de Gênero-Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil/2020 do IBGE, as mulheres representam 54,5% da força de trabalho enquanto a masculina era de 73,7%. Elas ocupavam, à época, 37,4% dos cargos de liderança das empresas brasileiras.

“Conquistamos alguns avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer, com muita luta e unidade, a busca pela equidade de gênero continua. Também precisamos dar um basta à violência contra a mulher, a segregação ocupacional e outras formas de discriminações que as mulheres sofrem ainda hoje”, lembra Ronaldo Silvino, Presidente do Sindicato.

Data foi oficializada em 1975 

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para marcar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero. A data tem sido cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e por fim as discriminações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Relacionados

NEGOCIAÇÃO ARTES (7)
Foi alterado o Tema da próxima mesa com Fenaban para Ig...
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA (Post para Instagram)
Dia 07/07 tem assembleia dos bancários do Safra
Assédio Moral
Sindicatos convocam Dia Nacional de Luta contra o asséd...
DaniellaMarques
A SUCESSORA
NEGOCIAÇÃO ARTES (5)
Sindicato pede afastamento de Pedro Guimarães