Permanece impasse sobre promoção por mérito na Caixa

Publicado por:Rogerio Novaes

Trabalhadores querem que o banco utilize critérios objetivos para avaliar o desempenho e calcular as referências no Plano de Cargos e Salários

O Grupo de Trabalho de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal voltou a se reuniu nesta sexta-feira (26) para continuar as negociações sobre os critérios a serem adotados para o pagamento dos valores referentes ao Plano de Cargos e Salários (PCS), “deltas” referentes a 2021.

O impasse permanece, uma vez que a Caixa insiste em considerar apenas o programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) como parâmetro a ser utilizado para o cálculo.

“Queremos que o banco considere questões objetivas, como a frequência, cursos na Universidade Caixa, PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), ações de autodesenvolvimento e, da GDP também sejam usados apenas os critérios objetivos”, disse o coordenador da representação dos empregados no GT, João Paulo Pierozan. “Usar apenas a GDP, ainda mais com a nova ‘curva forçada’, é inaceitável, uma vez que é um sistema que foi implementado sem qualquer negociação com os trabalhadores, nem com suas representações e, de cara, taxa 5% dos funcionários como ‘não atende’, mesmo que eles tenham cumprido todos os requisitos exigidos para terem um desempenho satisfatório”, completou.

Pela proposta apresentada pelo banco, apenas empregados com ‘desempenho superior’ e ‘desempenho excelente’ receberiam delta, que somam 62% dos empregados (57% receberia um delta e 5% dois deltas). Neste momento (base outubro/2021), estes 5% estão enquadrados como desempenho excelente na GDP, mas isso pode mudar até o final do ano.

Durante a reunião, a representação dos trabalhadores reafirmou a reivindicação para que fosse distribuído um delta para todos os empregados de forma linear, mas se manteve aberta à negociação desde que os representantes da Caixa apresentassem outras propostas que ampliassem o número de empregados contemplados e considerassem critérios objetivos além da GDP para o cálculo.

Continuidade das negociações

Ambas as partes farão conversas internas para se chagar a uma proposta de consenso e voltam a negociar na próxima quarta-feira (1º/12), às 15h.

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (98)
Representações dos empregados da Caixa cobram avanços na m...
Post para redes sociais colorido aniversário do Rio de Janeiro (2)
CA Caixa adia decisão que poderia abrir caminho para priva...
Post para redes sociais colorido aniversário do Rio de Janeiro
Contraf-CUT repudia criação de subsidiária para controlar ...
Card-Cenarios-Fabi-_430x430
Fabiana Uehara é eleita representante dos empregados no CA...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (90)
Congresso Interestadual da Feeb-SP/MS é pontapé inicial na...