O Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores do Bradesco, realizado nesta quarta-feira (03/07), foi marcado por manifestações em todo o país para denunciar a reestruturação em curso no banco – anunciada em fevereiro, sem qualquer comunicação prévia ao movimento sindical.
Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região- BancáriosRP, realizaram, na manhã desta quarta (3), atividades nas principais agências e departamentos do Bradesco do centro da cidade de Ribeirão Preto. O Dia Nacional de Luta dos trabalhadores do Bradesco, aconteceu em todo o território nacional, com distribuição aos trabalhadores, de um informativo produzido em parceria com a Feeb-SP/MS, sobre o atual cenário.
O principal objetivo do Dia Nacional de Luta, que integra a Campanha Nacional dos bancários com o slogan “A sua luta nos conecta”, é denunciar o fechamento de agências, cortes de postos de trabalho e a sobrecarga dos funcionários remanescentes, além da superlotação nas unidades bancárias do Bradesco ainda em operação.
Segundo o Presidente do BancáriosRP, Ronaldo Silvino, a ação visa denunciar a reestruturação em curso no banco que está fechando agências, cortando postos de trabalho e sobrecarregando os colegas trabalhadores. “o resultado é um enorme um prejuízo a todos, onde, sofre a categoria bancária com o adoecimento ocasionado pela pressão das demissões e a sobrecarga e também sofrem os clientes com a superlotação das unidades bancárias remanescentes”. Destaca.
“Esta é mais uma das ações do sindicato durante a Campanha Nacional, que visa dialogar intensamente com bancárias, bancários e clientes, para manter firme a unidade da categoria e o apoio da população.” Concluiu, Silvino.
Campanha Salarial
Os dirigentes sindicais aproveitaram a ocasião para convocar trabalhadores do Bradesco, a participarem das atividades da Campanha Salarial de 2024.
“Convocamos os bancários e bancárias a participarem da campanha salarial e a fortalecerem as entidades sindicais, auxiliando na ampliação do número de trabalhadores sindicalizados. É a pressão da categoria que poderá fazer com que os bancos atendam nossas reivindicações nas mesas de negociação”, explicou o dirigente do BancáriosRP, Luiz Fernando Pedrosa.
Em 2023 o Bradesco demitiu 2.159 trabalhadores e o processo de extinção de agências físicas e dispensas continua em grande escala em 2024. O emprego é uma das prioridades da Campanha Nacional da categoria, aprovada na 26ª Conferência Nacional realizada este ano.