Sindicatos solicitam reunião com a Previ para entrega de pauta de reivindicações

Publicado por:Rogerio Novaes

Pauta foi construída durante o 33º Congresso Nacional e contém compromissos para todos os funcionários do BB, incluindo de bancos incorporados

Os Sindicatos por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), enviou na quarta-feira (22) ofício à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), solicitando agendamento de reunião entre a entidade e a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), para a entrega da pauta específica de reivindicações.

A pauta foi construída e aprovada no 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil  O documento já foi entregue à direção do banco, no último dia 15, e agora foi solicitado uma reunião com a Previ para a entrega das reinvindicações específicas à Caixa de Previdência dos funcionários do BB.

Entre as várias reivindicações relacionadas à Previ, destaca-se o pedido para que o banco se comprometa a enviar à Caixa de Previdência alterações dos preceitos da parcela 2B, com revisão do critério de pontuação da Pontuação Individual do Participante (PIP). A ideia é possibilitar a contribuição 2B para todos os participantes, com paridade contributiva do patrocinador, estendendo essa modalidade 2B e 2C para os planos dos bancos incorporados.

Entenda a questão 2B

A 2B é sinônimo de contribuição adicional, que o associado do Previ Futuro pode realizar na medida em que for evoluindo na sua carreira funcional. Já 2C é sinônimo de contribuição complementar, que o associado pode fazer mensalmente ou esporadicamente, mas sem a contrapartida do banco.

No caso da 2B, a contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e é calculada mensalmente por meio da PIP, considerando como fatores (1) crescimento salarial do participante, (2) tempo de filiação ao plano e (3) crescimento salarial médio anual do funcionário. O BB contribui com o mesmo percentual que o participante.

A discussão é que, desde que o Previ Futuro foi criado, não houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários. Por causa disso, somente altos executivos têm conseguindo obter 10% na parte 2B.

Outras reivindicações

Outros pontos da pauta de reivindicações são o pedido para que o BB se comprometa a discutir com os funcionários mecanismos para impedir que a Previ faça investimentos em empresas que, notoriamente, agridem o meio ambiente e a legislação trabalhista e, ainda, que o banco, através da Previ, disponibilize a todos os funcionários, inclusive dos bancos incorporados, a opção pelo Previ Futuro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Relacionados

Blue Modern Business Agency Flyer (Post para Instagram) (3)
Campanha Nacional: Segurança bancária é cobrada durante...
Um Dia pra chamar de seu (3)
Avançam negociações sobre teletrabalho
Mudança de Estatuto
Vote na assembleia para alteração do estatuto do Sindicato
Post para instagram fevereiro roxo e laranja (3)
Campanha Nacional: bancárias pretas recebem 59% da médi...
NEGOCIAÇÃO ARTES (10)
Previ reduz carência de migração para perfis de investi...