Auxílio academia, saúde do bancário e minuta específica também foram debatidos
Membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco se reuniram ontem (04) com representantes do banco para cobrar respostas às demandas relacionadas à cobrança de metas e adoecimento da categoria.
A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) foi representada pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Lourival Rodrigues.
Entre os pontos debatidos estão a cobrança de metas e o adoecimento da categoria. “O Banco já apresentou em reunião anterior a estrutura do PDE (Plano de Desenvolvimento Extraordinário) e entende que cumpriu a cláusula 87 da CCT, mas nosso objetivo é debater os parâmetros e como essas metas estão sendo cobradas, não dá para cobrar meta de manhã, no meio do dia e ao final do dia”, enfatiza Lourival Rodrigues.
Representantes do banco informaram que a cobrança de metas é mensal e sem alteração durante o mês, mas que os números são calibrados durante o semestre. Segundo o banco é possível acompanhar a estrutura em uma aba métrica disponível no sistema interno do banco chamada “SOMOS MAIS”. Representantes explicam que cerca de 50% dos funcionários elegíveis conseguiram atingir o PDE, mas concordam que as metas precisam ser calibradas para baixo para que mais bancários sejam contemplados.
Auxílio Academia
O movimento sindical cobrou mais uma vez uma mesa de negociação para discutir sobre o auxílio academia, pauta que visa incentivar e promover a qualidade de vida e cuidados com a saúde do trabalhador. Segundo o banco, ainda não é possível atender esta demanda, mas sinaliza que a questão é estudada. “Reforçamos a importância deste tema, visto que se trata de investimento na saúde do bancário”, destaca Lourival.
Ponto eletrônico e Bradesco Financiamento
Sobre as pautas Ponto Eletrônico e Bradesco Financiamento, o banco informou que estes acordos serão renovados em assembleia a ser definida.
Minuta de Reivindicação Bradesco
A minuta específica de reivindicação, contendo as principais demandas da categoria, foi novamente apresentada ao banco. O banco apresentou devolutiva favorável ao primeiro artigo relacionado aos parágrafos terceiro e quarto da minuta, que descrevem:
Parágrafo 3º – Conforme previsão em normas do BACEN está vedado ao Banco o impedimento de acesso dos seus usuários e clientes às agências.
Parágrafo 4º – O Banco se compromete a dar ampla divulgação de que o acesso às dependências da agência é livre a todos os usuários e clientes.
Saúde e Dental Bradesco
Já sobre questões relacionadas à saúde e saúde dental da categoria, a COE relatou as dificuldades com o descredenciamento de médicos e em alguns lugares a carência de especialidades, o que, segundo os representantes, impacta completamente no atendimento do bancário pelo plano.
O Banco informou que o seguro Bradesco saúde é um serviço contratado pelo banco e que tem interesse em resolver estas questões. Representantes do banco destacaram ainda, que no aplicativo do seguro Bradesco é possível realizar consulta de reembolso dos serviços, assim como, a realização do procedimento de reembolso.