Publicado por:Rogerio Novaes

Dirigentes sindicais de São Paulo se reuniram com o Bradesco para tratar das demissões muito acentuadas ocorridas desde março, e da redução do home office para alguns trabalhadores.

Na reunião realizada virtualmente na sexta-feira 11, o Sindicato levou a preocupação do alto volume de demissões, que está causando apreensão nos departamentos – os funcionários têm procurado a entidade, apavorados com os boatos, como a contratação da consultoria McKinsey para fazer uma reestruturação.

Os representantes do banco explicaram que a consultoria foi contratada para fazer um diagnóstico, apresentar um benchmark (comparação de desempenho) e sugerir uma metodologia. A consultoria não determinará quem fica e quem sai do banco.

Sobre as demissões, dirigentes sindicais relataram uma quantidade bastante elevada em alguns departamentos. O banco disse que não se trata de processo de demissão em massa.

O Bradesco assumiu que houve desligamentos, mas argumentou que também teve muitas admissões no país todo e não somente na área de TI.  O banco justificou as demissões alegando que está olhando para desempenho e perfil, e que sob esta ótica, a empresa deu uma série de novas oportunidades, inclusive promoções e mérito.

O movimento sindical segue permanentemente na defesa do emprego, e ainda mais desde do início da reestruturação que o banco anunciou. Os sindicatos lutam contra as demissões e continuam denunciando.

Home office

Uma série de reclamações chega ao Sindicato, principalmente do departamento de Investimento, onde houve uma redução do regime de home office. Os trabalhadores atuavam no esquema de três dias presencias por dois em home office, e agora estão em quatro por um.

Os bancários afirmam que entregam suas tarefas, independentemente do local de trabalho – seja home office ou no centro administrativo.

O banco respondeu que fez essa alteração de modelos e processos por conta da mudança recente do banco, principalmente ligada ao Bradesco Principal – como o banco está fazendo essa nova segmentação, esses profissionais tiveram de trabalhar mais dias no escritório.

Segundo o banco, não há nenhum estudo em andamento para reduzir outras áreas de home. Qualquer problema relativo a este tema ou outro problema, os bancários devem reportar ao Sindicato, por meio dos contatos abaixo.

O modelo de home office por mais dias, está comprovado que melhora a qualidade de vida do trabalhador, que perde menos tempo com a mobilidade e os bancários se adaptaram a esse modelo. Prova disso foi o alto lucro apresentado pelo banco, que não justifica nem demissões e nem o fim do home office. O Sindicato permanecerá atento aos problemas e denúncias dos bancário.

Telefone: 16 2111.7070 das 08h às 17h
WhatsApp: 16 99635.2121
E-mail: sindicato@bancariosribeiraopreto.com.br

Relacionados

Post Site (4)
Bradesco anuncia a contratação de pessoas com Transtorno d...
Post Site
Movimento Sindical pressiona Fenaban por soluções para com...
Post Site (1)
Isenção de IR e os benefícios para a categoria
Post Site (2)
Post Site
Abril Verde: Saúde física e mental dos trabalhadores em fo...