A vida acima do lucro: bancários de todo o país realizam Dia Nacional de Luta

Publicado por:Rogerio Novaes

A ação faz parte da campanha Menos Metas, Mais Saúde

Nesta terça-feira (12), o BancáriosRP uniu forças aos demais sindicatos dos bancários de todo o país para participar do Dia Nacional de Luta “A Vida Acima do Lucro”. Em Ribeirão Preto os dirigentes realizaram atividade nas principais e maiores agências da cidade. Esta ação faz parte da campanha permanente das entidades sindicais, intitulada “Menos Metas, Mais Saúde”. O objetivo principal da iniciativa é chamar a atenção para a importância da saúde mental e física dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em um setor desafiador e sob constante pressão, como o bancário.

O mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Neste contexto, os sindicatos de bancários escolheram essa data para destacar os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor, em relação à sua saúde mental e emocional.

Para Ronaldo Silvino, presidente do BancáriosRP, “a situação está insustentável! Neste Setembro Amarelo fomos para as ruas para demonstrar a força do movimento sindical organizado e mostrar que este debate tem que ser permanente, pois os dramas são cotidianos e precisam ser enfrentados. Nossa categoria está triste, com muitos colegas tomando remédio, adoecidos, sem, muitas vezes, saberem os motivos de seus sofrimentos. A sociedade não noção desse drama enfrentado pela categoria. O atual modelo de gestão são verdadeiros mecanismos de adoecimento, que driblam a legislação. Esses modelos perversos, têm produzido sofrimento, adoecimento e tragédias, colocando o lucro acima da vida, precisamos reverter urgentemente essa situação” enfatiza Silvino.

As atividades do Dia Nacional de Luta foram variadas e incluíram manifestações presenciais e online. No ambiente virtual, a hashtag #AVidaAcimaDoLucro rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, no Twitter, demonstrando a relevância do tema e a solidariedade de milhares de pessoas em todo o país.

A campanha “Menos Metas, Mais Saúde” defende uma abordagem mais equilibrada para a avaliação do desempenho dos trabalhadores bancários, priorizando sua saúde e bem-estar em vez de metas excessivamente rigorosas. Os sindicatos bancários acreditam que a pressão constante por metas agressivas contribui para o estresse e os problemas de saúde mental enfrentados pelos profissionais do setor.

A mobilização nacional também ressalta a importância do suporte psicológico, do diálogo aberto sobre saúde mental e do combate ao assédio moral nos locais de trabalho. Os sindicatos estão empenhados em promover mudanças positivas nas condições de trabalho dos bancários e na cultura corporativa das instituições financeiras.

O Dia Nacional de Luta ‘A Vida Acima do Lucro’ é um lembrete poderoso de que a saúde e o bem-estar dos trabalhadores devem estar no centro de todas as discussões e práticas no ambiente de trabalho. É uma chamada à ação para garantir que todos possam desempenhar seus papéis com dignidade, respeito e equilíbrio, independentemente da profissão que escolheram.

As entidades representativas da categoria e o sindicato continuam comprometidos em lutar por um ambiente de trabalho mais saudável e humano, onde a vida esteja sempre acima dos lucros.

Baixe Aqui o Boletim da Campanha

 

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (64)
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (63)
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (62)
Mas afinal, o que aconteceu com a PLR do Bradesco?
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (61)
PLR: Alguns bancos já anunciaram data de pagamento
STF
STF veta demissão imotivada de empregados públicos