Aposentados oriundos da Nossa Caixa conquistam decisão favorável da Justiça do Trabalho

Publicado por:Rogerio Novaes

Liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) concede aos aposentados oriundos da Nossa Caixa direito de ingressar no Plano de Saúde da Cassi

Os aposentados oriundos da Nossa Caixa conquistaram uma importante decisão junto à Justiça do Trabalho. A decisão liminar do Tribunal Superior do Trabalho, concede aos ex-empregados do Banco Nossa Caixa, que trabalharam no Banco do Brasil, a possibilidade de migrarem para o Plano de Saúde da Cassi. A alteração é possível até o trânsito em julgado do processo coletivo em tramitação. A decisão da Ministra do TST, Delaide Alves Miranda Arantes, tem abrangência nacional e cabe recurso.

“Consideramos uma decisão importante para o trabalhador, mas ainda é preciso acompanhar as movimentações do Banco e da Cassi. Todavia, está é sem dúvida uma decisão positiva e resultado da luta dos sindicatos em defesa do trabalhador, para alcançarem os mesmos direitos que os bancários do Banco do Brasil”, destacou David Zaia, presidente da Feeb SP/MS.

Histórico

Após denúncias e mobilização do Movimento Sindical, o Ministério Público do Trabalho ajuizou em 2012, ação coletiva para que os trabalhadores oriundos dos bancos incorporados pelo Banco do Brasil tivessem o mesmo direito de previdência privada e de plano de saúde dos empregados originários do Banco do Brasil. A ação é integrada por confederações e associações.

A ação coletiva tramita no Tribunal Superior do Trabalho (Brasília) e foi julgada favorável em primeira e segunda instância, mas sem a concessão de liminar.

Após várias tentativas do Ministério Público, a Ministra Delaide Alves, concedeu liminar aos trabalhadores possibilitando a vinculação exclusivamente dos aposentados que tenham trabalhado no Banco do Brasil após a incorporação da Nossa Caixa, ao Plano de Saúde CASSI.

A liminar tem validade até o encerramento do processo coletivo, que ainda deve demorar alguns anos.

Fonte: Feeb-SP/MS

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (2)
Bancários se preparam para Conferência Nacional da categor...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-05-14T092141.198
Aposentados oriundos da Nossa Caixa conquistam decisão fav...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-05-09T113417.395
Federação e Sindicato orientam aprovação do relatório da C...
Pesquisa
Ei, bancário! Ajude a definir as prioridades da campanha!
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-04-24T121522.669
Eleições Previ: funcionários do BB têm até dia 26 para vot...