A Caixa Econômica Federal completou nesta quarta-feira 12 de janeiro, 161 anos de história. Para comemorar a data, bancários e suas entidades representativas realizaram em diversas partes do país atividades a fim de reforçar a importância do banco público para a população e para o país, bem como para parabenizar os empregados da empresa pelo trabalho social exercido durante a pandemia com o pagamento do auxílio emergencial.
Em Ribeirão Preto, as atividades se concentraram nas principais agências da cidade, durante os atos, foi distribuída carta aberta à população e aos bancários denunciando os ataques à Caixa e aos empregados e aplicação de cartazes. As comemorações e protestos também tomaram as redes sociais, com as hashtags #Caixa161Anos #CaixaForteÉCaixaPública #ForaPedroGuimarães.
“Há 161 anos a Caixa Econômica Federal serve o país e o povo brasileiro, e contribui diretamente com desenvolvimento urbano, social e econômico do país. Diante disso é dever de todos, empregados, clientes e o povo brasileiro, defenderem esse patrimônio público, para que continue fomentando políticas sociais e o desenvolvimento da nação.”
Ronaldo Silvino – Presidente do Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região
Campanha Nacional alerta para desmonte do patrimônio Público
Durante o ato, o BancáriosRP, em conjunto com Fenae e Contraf, aproveitaram para lançar a campanha “Caixa Social é Caixa Pública”, uma resposta do movimento sindical às ameaças que a empresa vem sofrendo.
“Com a campanha queremos denunciar o que estão fazendo com o banco social do povo brasileiro. O atual governo quer desmontar um banco que historicamente tem compromisso com a classe trabalhadora e com a nossa gente. Há 161 anos a Caixa pertence aos brasileiros. No que depender das pessoas que aqui estão e, tenho certeza, dos cidadãos da nossa nação, isso será evitado. Ser Social é ser Pública”, destacou Tesifon Quevedo Neto, diretor jurídico do Sindicato e funcionário da Caixa.