Nesta terça-feira (24) comemora-se em todo o país o Dia do Aposentado. A data é celebrada pelo Sindicato BancáriosRP.
O 24 de janeiro foi escolhido Dia do Aposentado porque nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves. A lei criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estradas de ferro existentes. Foi um marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. Eloy Lopes é o nome do deputado de São Paulo que propôs a lei.
Os protagonistas do crescimento do país e dos bancos são trabalhadores merecedores de todas as homenagens, pois não mediram esforços ao longo de suas vidas para contribuírem com o desenvolvimento do Brasil. Bancários e bancárias se somam a esta construção.
“A luta do movimento sindical é permanente em busca de qualidade de vida e amparo aos nossos aposentados. A data, mais que um dia de comemoração é de profunda reflexão sobre o que ainda é necessário conquistar, uma vez que esses trabalhadores dedicaram toda uma vida de serviços em prol das instituições financeiras e do desenvolvimento da categoria bancária”, destaca o presidente do Sindicato, Ronaldo Silvino.