Documento, que servirá de base à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, será entregue à Fenaban no próximo dia 18
Bancárias e bancários, de todo o Brasil, aprovaram, em assembleias realizadas nesta quinta-feira (13), a minuta de reivindicações que servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. O documento, que teve o índice de aprovação superior a 95%, será, oficialmente, entregue pelo Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional do Bancos (Fenaban) na próxima terça-feira (18).
As propostas da minuta foram o resultado de uma série de discussões feitas em conferências estaduais e regionais, em todo o país, e também com base na Consulta Nacional da categoria que, neste ano, contou com a participação de 46.824 respondentes, sendo que, desse total, 28% não associados aos sindicatos da categoria. O documento também foi aprovado durante a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
“A construção da minuta é coletiva e busca ampla representatividade da categoria. Por esse motivo, antes de ser entregue à Fenaban, as propostas são debatidas em várias instâncias representativas de trabalhadores, em todo o país”, explicou o presidente do BancáriosRP, Ronaldo Silvino.
“Nossa unidade é fundamental, para mantermos as cláusulas conquistadas e avançar em novos direitos, lembrando que, ao longo dos anos, a nossa categoria tem demonstrado capacidade de organização de luta e, acredito que, em 2024 não será diferente”, completou Silvino.
Os eixos principais da pauta de reivindicações aprovados incluem:
Diante da aprovação, bancárias e bancários se preparam para mais uma etapa importante na luta por melhores condições de trabalho e direitos para a categoria.