Em assembleia online realizada no período das 20h do dia 4 de setembro às 20h do dia 5 de setembro, a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2026 foi aprovada nos bancos privados na base do Sindicato Ribeirão Preto e região. Na Caixa, a proposta foi aprovada e no Banco do Brasil foi rejeitada.
O acordo por dois anos contempla reajuste com reposição da inflação mais aumento real, sendo reajuste de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e as demais verbas, representando 0,7% de aumento real, considerando uma projeção de inflação de 3,91% em 2024 e para 2025, a reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e as demais verbas.
O acordo aprovado pela categoria garante o pagamento da antecipação da PLR em setembro e a antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro.
Dez novas cláusulas sociais foram incorporadas à CCT que representam avanços no combate ao assédio moral, ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho; compromisso com a isonomia salarial entre homens e mulheres; promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas, com ênfase nas mulheres; e a realização de um novo Censo da Diversidade em 2026.
Os próximos passos sobre a rejeição do acordo no BB estão sendo avaliados pelo Comando Nacional.