Bancários aprovam proposta Fenaban, com aumento real e avanços em cláusulas sociais

Publicado por:Rogerio Novaes
Convenção Coletiva de Trabalho foi aprovada por 56,16% dos votantes na base de Curitiba e região. Empregados da Caixa e do Banco do Brasil rejeitaram proposta. No BB, a cláusula 17, sobre demissão motivada, em votação separada, foi aprovada por 58,46% dos votantes.

Em assembleia online realizada no período das 20h do dia 4 de setembro às 20h do dia 5 de setembro, a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2026 foi aprovada nos bancos privados na base do Sindicato Ribeirão Preto e região. Na Caixa, a proposta foi aprovada e no Banco do Brasil foi rejeitada.

Convenção Coletiva de Trabalho

O acordo por dois anos contempla reajuste com reposição da inflação mais aumento real, sendo reajuste de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e as demais verbas, representando 0,7% de aumento real, considerando uma projeção de inflação de 3,91% em 2024 e para 2025, a reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e as demais verbas.

O acordo aprovado pela categoria garante o pagamento da antecipação da PLR em setembro e a antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro.

Dez novas cláusulas sociais foram incorporadas à CCT que representam avanços no combate ao assédio moral, ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho; compromisso com a isonomia salarial entre homens e mulheres; promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas, com ênfase nas mulheres; e a realização de um novo Censo da Diversidade em 2026.

Banco do Brasil

Os próximos passos sobre a rejeição do acordo no BB estão sendo avaliados pelo Comando Nacional.

Relacionados

site post
Ofício Petição GEPES
site post (1)
Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de sa...
site post (1)
Janeiro Branco reforça defesa da saúde mental na categoria...
site postJAN
Caixa comemora 164 anos
site post (2)
Convênio FAEPA HC com o SAUDE CAIXA é restabelecido