Consulta aos trabalhadores nas bases sindicais de todo o país e conferências estaduais e regionais servirão de subsídio para os debates nacionais que levarão à construção da pauta de reivindicações e da estratégia da Campanha Nacional 2024
Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre nos dias 4, 5, 6, 7, 8 e 9 de junho, para definirem a pauta de reivindicações da categoria.
Nos dias 4, 5 e 6 de junho ocorrem os congressos e encontros nacionais dos trabalhadores de cada banco em específico e nos dias 7, 8 e 9 de junho acontece a 26ª Conferência Nacional dos Bancários, visando definir a pauta de reivindicações e a estratégia de atuação e de negociações com os bancos na Campanha Nacional.
Inicialmente, a conferência havia sido pensada para ocorrer de forma totalmente presencial, com seus mais de 600 delegados reunidos para debater sobre os temas de interesse da categoria, considerando a conjuntura política e social do país. Mas, para não prejudicar a participação da delegação do Rio Grande do Sul, os representantes do estado poderão participar remotamente.
Organização e mobilização nacional
O movimento sindical bancário é referência para outras categorias pela grande organização e mobilização de suas campanhas. E isso só acontece porque todas as bancárias e todos os bancários podem participar, desde a definição das prioridades e estratégias da campanha, até a aprovação final das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e dos acordos específicos por bancos.
Isso contribui para que a campanha se fundamente nos reais anseios da categoria, que se vê verdadeiramente representada na pauta de reivindicações e, até mesmo por isso, participa das atividades propostas pelo Comando Nacional e pelos seus sindicatos.
Calendário de atividades:
Informações da Contraf-CUT, com edição: BancáriosRP