Inicialmente, o pleito estava marcado para o dia 24 de julho, mas o Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a assembleia, atendendo a uma reivindicação do movimento sindical bancário.
A Associação Brasil (AB), antiga Associação Bamerindus, é mantida pelos ex-funcionários do banco Bamerindus, incorporado em 1998 pelo Banco HSBC e depois, em 2016, pelo banco Bradesco.
Conforme o edital, a Assembleia Geral Ordinária será realizada de forma presencial, no Clube de Campo de Curitiba. Por isso, o Sindicato orienta os os associados, egressos do Bamerindus, que permanecem na ativa e dirigentes sindicais, representantes dos funcionários do Bradesco, que são associados à AB, que se encontram em condição de voto, para votar ou entregar uma procuração a quem possa votar numa nova direção, democrática e alinhada aos interesses dos associados.
“Estamos a uma semana da eleição da AB, que conta com nove clubes e um patrimônio maior que R$ 100 milhões. Infelizmente, tudo isso está gerido atualmente por negacionistas, que tem como missão de vida falar mal da organização dos trabalhadores e trabalhadoras. Temos uma chapa com representantes de todas as regiões do país, mulheres e homens da ativa e aposentados, enquanto a chapa deles só tem aposentados da região de Curitiba e nenhuma mulher. Precisamos intensificar nossa campanha de coleta de procurações para vencer essa eleição”, afirmou Luiz Fernando Pedrosa, dirigente do Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região e associado da AB.
A Chapa 1 “AB de portas abertas” é formada por aposentados e dirigentes sindicais e foi formada a partir dos debates realizados com as bases.