BB terá de oferecer a Cassi para oriundos da Nossa Caixa

Publicado por:adrianoramiro
Esclarecimentos – Decisão judicial que possibilita o direito de optar pela CASSI aos funcionários da Nossa Caixa, inclusive os aposentados.

No dia 26/10/2022, o Juiz do Trabalho da 3ª Vara do Trabalho de Brasília, Dr. Francisco Luciano de Azevedo Frota deferiu liminar na Execução Provisória de Sentença (Proc. 000864-32.2022.5.10.0012) para assegurar aos empregados egressos do Banco Nossa Caixa (BNC), inclusive os aposentados, e seus dependentes, o direito de optar pelo Plano de Saúde da CASSI, em igualdade de condições em relação aos empregados admitidos originariamente pelo BB.

Segue a transcrição da parte final da decisão:

“Intime-se o Banco do Brasil S.A. para, no prazo de 20 dias, cumprir a obrigação de fazer determinada no título executivo (…), devendo, para tanto, assegurar aos empregados egressos do Banco Nossa Caixa (BNC), inclusive os aposentados, e seus dependentes, o direito de optar pelo Plano de Saúde da CASSI, em igualdade de condições em relação aos empregados admitidos originariamente pelo BB, nos termos da sentença a quo e acórdão proferido pelo Eg. TRT, nos autos principais ACP 00001-55.2012.5.10.0003.

O descumprimento da obrigação ensejará a aplicação de multa de R$300,00 por dia e por empregado prejudicado. “

O Banco do Brasil ainda não foi citado desta decisão e caberá recurso.

Trata-se de uma decisão proferida em pedido de cumprimento de sentença, que tem origem em ação civil pública, ainda tramitando no Tribunal Superior do Trabalho. O banco tem 20 dias, a contar da data de sua notificação, para oferecer aos funcionários egressos dos bancos incorporados a possibilidade de acesso à Cassi.

A decisão de cumprimento provisório de sentença (Proc. 000864-32.2022.5.10.0012) decorre da Ação Civil Pública n. 00001-55.2012.5.10.0003, que foi ajuizada em 2012 pelo Ministério Público do Trabalho e atualmente tramita no Tribunal Superior do Trabalho ainda sem previsão de término.

O Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região, assim como a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso dos Sul, acompanharão de perto o cumprimento da decisão judicial pelo Banco do Brasil. “Vamos continuar acompanhando o desenrolar dos fatos e pressionando para que o banco cumpra a decisão. Após o julgamento de eventuais recursos do banco, emitiremos novas orientações e posicionamentos”. Afirma José Augusto Ravaneli, diretor do Sindicato e Funcionário do BB, oriundo do Banco Nossa Caixa.

“O nosso Sindicato, assim como a Federação dos Bancários e o movimento sindical, acompanharão de perto o cumprimento da decisão judicial pelo Banco do Brasil”, conclui Ravaneli.

Relacionados

FeebSPMS_22022024
BB prioriza diversidade na expansão das Gepes
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (61)
PLR: Alguns bancos já anunciaram data de pagamento
STF
STF veta demissão imotivada de empregados públicos
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (54)
Três chapas concorrem às Eleições Cassi 2024
ASSÉDIO232
Portal da CUT publica guia para prevenção de assédio moral