Campanha Nacional: Sindicato convoca para assembleia hoje, às 19h, para votar proposta da Fenaban

Publicado por:Rogerio Novaes

Campanha Nacional: Sindicato convoca para assembleia hoje, às 19h, para votar proposta da Fenaban

Considerando a transformação da assembleia geral extraordinária iniciada no último dia 26 em assembleia geral permanente, o Sindicato convoca – conforme Edital de Convocação ao final desta matéria – uma consulta assemblear remota/virtual a ser realizada  dentro do período compreendido das 19:00 horas do dia 31/08/2022 (quarta-feira) até às 19:00 horas do dia 1º/09/2022 (quinta-feira).

Bancários e bancárias vão deliberar, em consulta assemblear remota, sobre a proposta apresentada pela Fenaban na mesa única de negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A votação se dará no período das 19h desta quarta até às 19h da quinta 1º de setembro, por meio do link: https://bancarios.votabem.com.br/

Bancários arrancam proposta com conquistas

Comando Orienta Aprovação da Proposta

Manutenção de direitos, aumento real no Vale Alimentação e no Vale Refeição e teto da PLR, além de inclusão de novas cláusulas sobre teletrabalho, combate ao assédio sexual e moral são algumas das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários; Comando orienta aprovação nas assembleias

Após dois meses e meio de duras negociações, o Comando Nacional dos Bancários arrancou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma proposta para 2022 e 2023.

Para este ano, a categoria terá reajuste de 8% de reajuste no Salário e demais verbas; 10% de reajuste no Vale Refeição e no Vale Alimentação; 13% na Parcela da PLR Adicional; Na PLR Principal – Reajuste integral do INPC; (estimativa para o período é de 8,83%): Abono Único de R$ 1.000,00, a ser pago sob a forma de
Vale Alimentação até 31 de Outubro; Manutenção das Cláusulas Sociais; Acordo por 2 anos com garantia de reposição integral da inflação em setembro de 2023 + 0,5% aumento real (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

Com o constante crescimento nos lucros dos bancos, o aumento do teto da parcela adicional da PLR possibilita maiores ganhos para os trabalhadores. Os representantes dos trabalhadores ressaltam a importância do acordo num momento de conjuntura adversa, onde o atual governo promove e incentiva ataques aos trabalhadores, e ainda assim, foi alcançado junto aos bancos, aumento acima da inflação para os vales alimentação e refeição, um dos anseios que a categoria demonstrou na Consulta Nacional dos Bancários, mas também, pela primeira vez, foi possível incluir uma cláusula que vai nos permitir acompanhar a cobranças de metas.

As negociações foram muito duras. Os bancos deram muita canseira aos representantes da categoria e tentaram  impor perdas, mas ao final, foi possível evitar a retirada de direitos da categoria e a conquista de alguns ganhos, como a ajuda de custo para quem exerce suas funções remotamente, em teletrabalho (ajuda de custo de R$ 86,40 para quem exerça 100% de suas funções em home office, com reajuste garantido pelo INPC em 2023).

Valores estimados/ano de PLR (Itaú, Bradesco e Santander)

Outros avanços

Teletrabalho
Além da ajuda de custo, os bancos concordaram com a reivindicação de controle de jornada para todos os trabalhadores; com o fornecimento e manutenção de equipamentos; com o direito à desconexão para que gestores não demandem os trabalhadores fora do horário de expediente; com a manutenção dos direitos da CCT aos trabalhadores que realizem suas funções fora das dependências do banco; com prevenção e precauções com a saúde dos trabalhadores; com a criação de canal específico para que os trabalhadores em teletrabalho tirem suas dúvidas.

Os trabalhadores com filhos de até quatro anos, ou com deficiência terão prioridade para o teletrabalho e as bancárias vítimas de violência doméstica poderão escolher se preferem trabalhar em domicílio, ou nas dependências do banco.

Os bancos facilitarão a realização de campanhas de sindicalização e o contato com os trabalhadores em teletrabalho.

Será criado um grupo de trabalho (GT) bipartite para acompanhar o cumprimento da cláusula.

Assédio sexual
A nova cláusula sobre assédio sexual fará repúdio à esta prática nos bancos e os gestores e empregados passarão por treinamento para prevenção e esclarecimento sobre medidas cabíveis pelos bancos. Também está em debate a participação das entidades sindicais no canal de denúncias a ser criado, assim como o acompanhamento dos casos pela comissão bipartite de diversidade que já existe.

Assédio moral e cobrança de metas
O tema será pautado na primeira reunião de negociação de 2023 dos bancos que têm comissões de empresa. Os bancos que não têm comissão de empresa devem realizar reunião específica com a representação dos trabalhadores para tratar do tema, a pedido do sindicato.

Complementação do auxílio doença
Com relação ao auxílio doença previsto na cláusula 29 da CCT, os bancos queriam estabelecer que somente teria direito ao auxílio o empregado que tivesse retornado ao trabalho e trabalhado ininterruptamente pelo período mínimo de 6 meses após o recebimento da última complementação. Após reivindicação do Comando, os bancos retiraram a proposta.

Segurança bancária
Criação de um Grupo de Trabalho Bipartite Específico para avaliar os dados estatísticos relativos à segurança bancária, bem como a possibilidade de acordo acerca da adoção de dispositivos de segurança, além dos obrigatoriamente previstos no artigo 20, da Lei n° 7.102/1983. O GT também avaliará dados estatísticos relativos à segurança bancária das unidades de negócios.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO:

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-17T113455.472
Comando Nacional dos Bancários entregará minuta de reivind...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-17T092356.252
Trabalhadores entregam minuta de reivindicações ao Santand...
Card_17_06
Itaú atende à cobrança da COE e reforça diversidade
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-14T131157.753
Bancários aprovam minuta de reivindicações para Campanha N...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-11T162220.075
Campanha Salarial dos Bancários 2024: Assembleia Geral Ext...