A 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com o tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer”, que acontece entre sexta-feira (10) e domingo (12), vai definir a minuta de reivindicações da Campanha Salarial Nacional dos bancários e o Plano de Lutas da categoria até 2023.
As decisões serão tomadas a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, que vêm sendo debatidas pelas conferências estaduais e regionais, e nos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados. Também foi realizada uma Consulta Nacional, que mobilizou mais de 35 mil bancários e bancárias de todo o Brasil, para a definição das reivindicações mais importantes que estarão na pauta da categoria. O evento será realizado de forma híbrida, com participação no local, em São Paulo, e de forma remota, por uma plataforma eletrônica de videoconferência e de votação.
Durante as atividades que acontecem no sábado (11), o economista, ex-senador e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Aloízio Mercadante, contribuirá com reflexões, na segunda mesa de debates, sobre o tema “Reconstruir o Brasil que a gente quer”, a partir das 9h30 (veja abaixo a programação completa).
Logo abaixo saiba mais sobre:
Início das negociações
Assim que a Conferência Nacional definir a pauta de reivindicações, sindicatos realizarão assembleias em todo o país, convocando bancárias e bancários para aprová-la. Em seguida, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) , momento em que se dará início as negociações da Campanha Nacional dos Bancários.
O objetivo é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos públicos, uma vez que os mesmos têm vigência até o dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.
Empregados também vão debater temas que afetam toda a sociedade
Bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal realizam de quarta-feira (8) a sexta-feira (10) o seu 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) para debaterem sobre as questões que afetam seu dia a dia de trabalho e definirem suas pautas específicas de reivindicações, que serão negociadas com o banco durante a Campanha Nacional da categoria. O congresso será realizado de forma híbrida, com participação no local, em São Paulo, e de forma remota, por uma plataforma eletrônica de videoconferência e de votação.
Os debates girarão em torno de quatro eixos distintos:
1. Defesa dos bancos e empresas públicas; Defesa da Caixa 100% Pública;
2. Saúde e condições de trabalho, incluindo o plano de saúde dos empregados (Saúde Caixa); e Fundo de Previdência dos empregados (Funcef);
3. Manutenção dos direitos atuais e conquistas de novos; Mais contratações;
4. Organização sindical e defesa da democracia.
Programação
38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal
8, 9 e 10 de junho de 2022
8 de junho de 2022 – quarta-feira
14h/20h – Credenciamento presencial e eletrônico de delegados e delegadas inscritos
19h – Abertura solene conjunta do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa; 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil; 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil; 14º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e 2º Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES.
9 de junho de 2022 – quinta-feira
9h/09h30 – Aprovação do Regimento Interno do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal
9h30/11h – Apresentação de teses
11h/12h30 – Mesa 1 – Defesa das Empresas Públicas, Defesa dos Bancos Públicos e Caixa 100% Pública.
12h30/13h30 – Almoço
13h30/15h – Mesa 2 – Saúde e Condições de Trabalho/Saúde Caixa
15h/16h30 – Mesa 3 – Funcef
16h30/18h – Mesa 4 – ACT e CCT/Contratações
10 de junho de 2022 – sexta-feira
09h/10h30 – Mesa 5 – Organização do Movimento
10h30/12h – Mesa 6 – Democracia
Evento será em formato híbrido, via videoconferência Zoom e presencial
O 33° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil “BB público sim, BB mais social sempre!” será realizado nessa quarta, quinta e sexta-feira (08, 09 e 10), em formato híbrido. Presencialmente, o evento acontece no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.
O evento abrigará mesas de debate sobre melhores condições de trabalho no banco e sobre o papel da instituição no desenvolvimento econômico e social, no combate à fome e na reconstrução do país. “A proposta do 33º Congresso é reforçar a importância do BB e dos demais bancos públicos para o Brasil”, afirmou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.
Programação
9 de junho de 2022 – quinta-feira
9h às 9h50 – Aprovação do Regimento Interno do 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e falas dos representantes das centrais/correntes, por apresentação de vídeo com duração máxima de 3 (três) minutos
10h às 11h30 – Mesa 1: Melhores condições de trabalho, mais dignidade no Banco do Brasil
11h35 às 13h – Mesa 2: Desenvolvimento econômico regional com banco público
13h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Mesa 3: A fome se combate com agricultura familiar
15h35 às 18h – Mesa 4: O papel do Banco do Brasil na reconstrução do Brasil que a gente quer
10 de junho de 2022 – sexta-feira
09h/10h30 – Encontro sobre Desigualdade de Gênero e Raça no Trabalho e Renda
10h35/12h – Encontro sobre Juventude: acesso ao trabalho e renda
Cuidados com a covid-19
Todas as delegadas e todos os delegados que participarem presencialmente deverão apresentar comprovação de vacinação contra a covid-19 (passaporte vacinal) no ato do credenciamento. Também deverão apresentar o comprovante de teste negativo, do tipo antígeno, contra a covid-19, realizado em até três dias antes do credenciamento.