Bancários apresentaram último ponto da pauta da Campanha Nacional dos Bancários 2022; mas bancos ainda não trouxeram respostas às reivindicações
Próxima Reunião dia: 11/08 – 14h
O Comando Nacional dos Bancários apresentou à Federação Nacional dos Bancos, na reunião de negociações realizada na segunda-feira (8), a proposta de aumento dos valores da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), o último ponto da pauta de reivindicações da categoria e cobra agilidade na resposta dos bancos. A minuta foi entregue no dia 15 de junho e até o momento o Comando recebeu apenas promessas de que vão avançar em alguns pontos, porém sem nenhuma resposta concreta.
Segundo os representantes dos Bancários na mesa de negociação, a categoria vem acompanhando as negociações e está ansiosa, querendo saber o quanto os bancos vão valorizá-la. Se não houver uma resposta rápida, vai haver frustação. A comissão de negociação dos bancos ficou de se reunir com o setor para trazer a resposta o quanto antes. O Comando Nacional espera uma resposta para o dia 11, data prevista para a próxima reunião.
Em 1995, os grandes bancos distribuíam cerca de 14% dos lucros a título de PLR. Esse percentual caiu ao longo dos anos, mesmo com reajustes nos valores, mudanças nos parâmetros e introdução da parcela adicional. Em 2021, nos três maiores bancos privados, a média foi de 6,6%. A categoria reivindica maior distribuição dos lucros.
Os bancários esperam melhorias na PLR dos bancários. Antes recebiam 14% e agora recebem 6,6%”. Os bancos têm todas as informações sobre quanto ganha cada bancário e podem usar estas informações para aumentar a distribuição individual aos trabalhadores.
A PLR é um dos pontos de maior interesse da categoria bancária. O aumento da PLR foi escolhido como prioridade da Campanha Nacional dos Bancários 2022 por 58% dos mais de 35 mil bancários que participaram da Consulta Nacional à categoria. As duas primeiras prioridades são aumento real (92%) e aumento maior para o VA e VR (62%).
Desde 1997, o movimento sindical conquistou 126% de aumento real para a PLR do cargo de caixa. No mesmo período, o crescimento real do lucro dos bancos foi de 359%, 2,85 vezes mais do que a percentagem de aumento da PLR.
O Comando Nacional lembrou ainda que alguns bancos não discriminam nos holerites os valores pagos das regras próprias e consideram ser interessante que isso fosse incluído nos demonstrativos para que os bancários soubessem o que estão recebendo.
1)Regra Básica: 90% do salário + R$ 2.807,03 (com teto de R$ 15.058,34).
A Regra Básica pode ser compensada com programas próprios.
Possibilidades: A regra básica deve ser aplicada para todos os bancários de determinada instituição e caso:
a) O Montante fique entre 5% e 12,8% do lucro líquido do banco, aplica-se a regra;
b) O Montante fique acima de 12,8% os valores individuais dos bancários sofrerão redutores;
c) O Montante fique abaixo de 5% do lucro líquido, os valores individuais dos bancários são majorados até o limite de 2,2 salários ou até que o montante chegue a 5% do lucro, o que ocorrer primeiro.
2) Parcela Adicional
Antecipação da PLR Fenaban
Breve histórico de mudanças nos parâmetros da PLR na Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários: