Contraf-CUT repudia criação de subsidiária para controlar Loterias da Caixa

Publicado por:Rogerio Novaes

Confederação pede que Haddad suspenda pauta e abra diálogo com o movimento sindical

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) enviou, nesta segunda-feira (18), um ofício ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que manifesta sua preocupação com a possibilidade de criação de uma subsidiária para operar as Loterias da Caixa Econômica Federal, o que pode comprometer o papel social do banco.

No ofício, a Contraf-CUT ressalta que foi surpreendida “com informações divulgadas na imprensa de que o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal deverá votar proposta de transformar as Loterias do banco público em uma subsidiária.”

A Contraf-CUT lembra ainda que a medida já havia sido ventilada em governos anteriores e que a Contraf-CUT e outras entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras se posicionaram contrárias, por entender que a medida poderia ser o primeiro passo para a privatização das loterias, além de enfraquecer o papel social do banco público.

A importância das Loterias para a redução das desigualdades sociais no país, por meio do repasse de recursos às políticas sociais, também foi lembrada pela Contraf-CUT. “Cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é para investimentos em saúde, educação e projetos sociais”, ressalta o texto.

Em outro trecho, o ofício reforça que, “em 2023, dos 23,4 bilhões arrecadados em Loterias, 9,2 bilhões foram para destinação social. Um exemplo disso é a promoção da cidadania e inclusão social de mais de 13 mil crianças e adolescentes por meio do patrocínio ao esporte” e que, “com uma eventual privatização das Loterias, perde a sociedade e o governo, porque haveria uma queda significativa das receitas destinadas a programas sociais.”

Por fim, a Contraf-CUT solicita a Haddad que a proposta de criação da subsidiária seja revista pelo Conselho de Administração do banco, para que as loterias continuem exercendo seu importante papel social.

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-04-04T161955.178
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (100)
CEE questiona mudanças e solicita esclarecimentos da Caixa
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (98)
Representações dos empregados da Caixa cobram avanços na m...
Post para redes sociais colorido aniversário do Rio de Janeiro (2)
CA Caixa adia decisão que poderia abrir caminho para priva...
Post para redes sociais colorido aniversário do Rio de Janeiro
Contraf-CUT repudia criação de subsidiária para controlar ...