Dirigentes do BancáriosRP participam do 5º Congresso Nacional da UGT – União Geral dos Trabalhadores

Publicado por:Rogerio Novaes

Orientado pelos temas “Democracia, Paz e Trabalho”, o evento foi realizado na capital paulista com duração de dois dias

Após as solenidades de abertura, o inicio do evento se deu com uma plenária temática, seguida de palestras sobre: economia, política, educação, atualização do sistema  sindical brasileiro, justiça ambiental entre outras. O primeiro dia, contou com mais de mil trabalhadores representados pela UGT, sindicatos dos bancários, dos comerciários e centrais  sindicais. Também marcaram presença na abertura do Congresso, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

JUROS ALTOS:

A taxa básica de juros em 13,75% ao ano, considerada a mais alta do mundo, foi amplamente criticada durante o evento. Autoridades enfatizaram as consequências da decisão do Banco Central em manter a taxa Selic em patamar elevado, entre elas, a inviabilidade do acesso ao crédito, o que impacta diretamente na produção industrial.

O presidente da Feeb SP/MS e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), David Zaia, destacou a importância do evento para discutir questões nacionais que envolvem os trabalhadores e a democracia. “É fundamental a nossa participação para consolidar a união da categoria e a força das frentes que representam os trabalhadores, tratando de questões da política nacional, do atual quadro nacional e a importância da reorganização do movimento sindical, bem como a articulação do próprio movimento no sentido de se afirmar de forma independente e ao mesmo tempo democrática”, enfatizou David.

Os dirigentes sindicais do BancáriosRP, Miranda, Augusto e Nancy, (foto ao lado),  participaram juntamente com dirigentes de outros 13 sindicatos filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS), entre eles, Sindicato dos Bancários de Araçatuba, Franca, Jaú, Marília, Presidente Venceslau, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas, Tupã e Votuporanga

 

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-17T113455.472
Comando Nacional dos Bancários entregará minuta de reivind...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-17T092356.252
Trabalhadores entregam minuta de reivindicações ao Santand...
Card_17_06
Itaú atende à cobrança da COE e reforça diversidade
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-14T131157.753
Bancários aprovam minuta de reivindicações para Campanha N...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-11T162220.075
Campanha Salarial dos Bancários 2024: Assembleia Geral Ext...