Mercantil impõe acordo individual de banco de horas

Publicado por:Rogerio Novaes

A prática de flexibilização de direitos trabalhistas é amparada pela legislação desde a reforma trabalhista

Funcionárias e funcionários do Banco Mercantil foram surpreendidos, na manhã de quinta-feira (31), com propostas de acordos individuais de compensação mensal de jornada de trabalho, o banco de horas. A prática de flexibilização de direitos trabalhistas é amparada pela legislação desde a reforma trabalhista, que passou a permitir este tipo de acordo sem a participação dos sindicatos.

“Infelizmente, o Mercantil está amparado pela reforma trabalhista, contra a qual o movimento sindical realizou ampla mobilização. Em muitos casos, o banco de horas é uma facilidade para que não sejam pagas horas extras. Valorizamos a negociação coletiva para assegurar um acordo com garantias para os trabalhadores, mas não foi isso o que verificamos na proposta apresentada pelo banco”, afirmou Marco Aurélio Alves, funcionário do Mercantil, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Mercantil.

No início de 2023, o Mercantil protocolou uma proposta de acordo coletivo sobre o tema, mas o movimento sindical considerou que não houve avanços para os trabalhadores.

Para Vanderci Antônio, funcionário do Mercantil e diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, a desvantagem é que, pela pressão do banco e sem obrigatoriedade da participação dos sindicatos, funcionários estão sendo coagidos a assinar o acordo individual. “Sem contar que, se não houver um bom planejamento do saldo das horas, o funcionário é obrigado a folgar em datas que não lhe convém. E é nessa hora que o banco de horas acaba sendo prejudicial para os trabalhadores, ao invés de ajudar”, explicou.

Fonte: Seeb/BH

Relacionados

Post Site (8)
Comando Nacional discute com Fenaban demissões no Itaú e m...
Post Site
Sindicato convoca trabalhadores do Mercantil para Assemble...
Post Site (11)
Participe do 4º Censo da Diversidade do setor bancário
Post Site (1)
Sindicato convoca trabalhadores do Mercantil para Assemble...
Reajuste
Veja como fica o reajuste salarial e de outras verbas da c...