Santander: COE cobra do banco igualdade de oportunidades

Publicado por:Rogerio Novaes

Bancários reprovam campanha publicitária para o Dia das Mães

O tema igualdade de oportunidades será novamente debatido pelos representantes dos bancários na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, que se reúne com a direção do banco, no dia 22 de maio. O tema, amplamente defendido pela categoria na Campanha Nacional dos Bancários, ganhou força após a divulgação da peça publicitária para o Dia das Mães.

Entre os apontamentos reprovados pelos empregados está a falta de clareza na informação sobre o suposto período de desconto para mulheres em produtos como seguro de vida, parcelamento de fatura e anuidade de cartões.  A campanha aponta, como dado da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), a informação de que a renda mensal das mulheres é 21% menor do que a dos homens. Razão pela qual o banco menciona o referido desconto. Outro apontamento observado pelos representantes é a afirmação de que não há diferença salarial há mais de 10 anos entre homens e mulheres que fazem parte do quadro do Banco Santander. “É fato que a diferença salarial diminuiu, mas ainda vemos a discriminação de gênero quanto à ascensão dos profissionais”, destaca Patrícia Bassanin, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), na Coe Santander.

Conforme o último relatório de sustentabilidade emitido pelo Santander, em 2021, 61% dos cargos na área operacional eram ocupados por mulheres, enquanto 39% eram ocupados por homens. Já para os cargos de diretoria, 25% eram ocupados por mulheres e 75% por homens.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o mundo precisa de 257 anos para superar esta desigualdade de gênero no trabalho. A luta da categoria é para que essa diferença seja superada o quanto antes. “Vamos retomar a pauta quantas vezes forem necessárias, até que o banco entenda de uma vez por todas que o marketing aplicado deve ser compatível com a realidade. Essa diferença deve ser superada e a igualdade de gênero sair do campo ideal para o real”, destaca a representante.

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (84)
PLR na conta: como fica o imposto de renda
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (76)
Sindicato abre o Processo Eleitoral 2024
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (66)
SantanderPrevi: alteração de perfil de investimento pode s...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (65)
Santander anuncia avanços em reunião com representantes do...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (61)
PLR: Alguns bancos já anunciaram data de pagamento