Santander pagará PLR e PPRS no dia 25 de fevereiro

Publicado por:Rogerio Novaes

Em resposta ao pedido do Sindicato por intermédio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), para a antecipação de pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o Santander informou, na quarta-feira (2), que irá efetuar o crédito no dia 25 de fevereiro, em folha de pagamento mensal.

Na mesma data, também será efetuado o pagamento dos valores do programa próprio de participação nos resultados (PPRS). Este programa próprio está em fase de apuração final. A divulgação de resultados do Santander, referente ao exercício de 2021, ocorreu nesta quarta-feira (2).

R$ 16,347 bilhões em 2021! Lucro do Santander segue nas nuvens!

O Santander divulgou o seu balanço de 2021, no qual registrou lucro líquido gerencial de R$ 16,347 bilhões, alta de 7% em relação a 2020. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio Anualizado (ROAE) do banco ficou em 21,2%, com alta de 0,1 p.p. em doze meses. O lucro obtido na unidade brasileira do banco representou 26,9% do lucro global.

Emprego 

O Grupo Santander encerrou o ano de 2021 com 48.834 empregados, o que representa a abertura de 4.235 postos de trabalho em 12 meses. Porém, por outro lado, as despesas com pessoal, incluída a PLR, caíram 1,7% no período.

Somente com a prestação de serviços e tarifas, uma receita secundária, o Santander cobre em mais de duas vezes (210,7%) toda a sua folha de pagamento.

Entenda a diferença entre PLR, PPRS e PPE-PPG

É muito importante que os bancários tenham clareza dos programas que fazem parte da sua remuneração, assim como o papel dos sindicatos na garantia e regras destes pagamentos.

PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

A lei 10.101, promulgada em dezembro de 2000, legisla sobre a distribuição de lucros visando integração entre capital e trabalho, bem como um estímulo à produtividade.

Esta lei determina o pagamento em não mais de duas vezes ao ano, e o período não pode ser inferior a um trimestre, para que não se torne habitual, pois na PLR não incidem encargos trabalhistas.

No entanto, é a negociação coletiva, por meio de sindicatos, que define as regras desta distribuição, garantindo que todos os trabalhadores do banco recebam parte deste lucro, que foi construído com o esforço de todos.

As regras são descritas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

PPRS – Programa Próprio de Resultados do Santander 

Este programa é negociado com o Sindicato e suas regras são descritas no Acordo Aditivo do Santander (acordo especifico). Todos os trabalhadores recebem o mesmo valor, que é norteado pela ROAE. Do inglês Return on Average Equity (ou retorno sobre patrimônio médio), ROAE é a medida de rentabilidade de uma companhia/empresa, obtida através da relação entre o lucro da empresa e o seu patrimônio líquido.

Tanto a PPRS quanto a PLR, em que as regras são definidas por acordo coletivo, a nota de feeedback não interfere no recebimento. Ou seja, se garante uma distribuição mais justa entre todos.

Os bancários que são elegíveis ao PPG e/ou PPE recebem a PPRS inclusa nesse valor, e o banco não discrimina no holerite como PPRS. Mas este é o valor mínimo que todos os bancários do Santander recebem a título de Programa Próprio do Santander.

PPE – PPG

São, respectivamente, Programa Próprio Específico, apenas para áreas elegíveis, e Programa Próprio para Cargos de Gestão, conhecido também como “bônus”.

As regras destes programas não são discutidas com os sindicatos e obedecem critérios de produtividade e de notas de feedback, que nem sempre seguem critérios claros e justos, sendo, na maior parte das vezes, submetidas à avaliação do gestor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Relacionados

NEGOCIAÇÃO ARTES (7)
Foi alterado o Tema da próxima mesa com Fenaban para Ig...
Assédio Moral
Sindicatos convocam Dia Nacional de Luta contra o asséd...
CARDS-FEEB-11
Bancários querem mais contratações, fim das demissões e...
NEGOCIAÇÃO ARTES (4)
Levantamento aponta redução de postos de trabalho bancário
NEGOCIAÇÃO ARTES (2)
Trabalho bancário nos fins de semana será tema de audiê...