Santander pagará PLR e PPRS no dia 25 de fevereiro

Publicado por:Rogerio Novaes

Em resposta ao pedido do Sindicato por intermédio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), para a antecipação de pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o Santander informou, na quarta-feira (2), que irá efetuar o crédito no dia 25 de fevereiro, em folha de pagamento mensal.

Na mesma data, também será efetuado o pagamento dos valores do programa próprio de participação nos resultados (PPRS). Este programa próprio está em fase de apuração final. A divulgação de resultados do Santander, referente ao exercício de 2021, ocorreu nesta quarta-feira (2).

R$ 16,347 bilhões em 2021! Lucro do Santander segue nas nuvens!

O Santander divulgou o seu balanço de 2021, no qual registrou lucro líquido gerencial de R$ 16,347 bilhões, alta de 7% em relação a 2020. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio Anualizado (ROAE) do banco ficou em 21,2%, com alta de 0,1 p.p. em doze meses. O lucro obtido na unidade brasileira do banco representou 26,9% do lucro global.

Emprego 

O Grupo Santander encerrou o ano de 2021 com 48.834 empregados, o que representa a abertura de 4.235 postos de trabalho em 12 meses. Porém, por outro lado, as despesas com pessoal, incluída a PLR, caíram 1,7% no período.

Somente com a prestação de serviços e tarifas, uma receita secundária, o Santander cobre em mais de duas vezes (210,7%) toda a sua folha de pagamento.

Entenda a diferença entre PLR, PPRS e PPE-PPG

É muito importante que os bancários tenham clareza dos programas que fazem parte da sua remuneração, assim como o papel dos sindicatos na garantia e regras destes pagamentos.

PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

A lei 10.101, promulgada em dezembro de 2000, legisla sobre a distribuição de lucros visando integração entre capital e trabalho, bem como um estímulo à produtividade.

Esta lei determina o pagamento em não mais de duas vezes ao ano, e o período não pode ser inferior a um trimestre, para que não se torne habitual, pois na PLR não incidem encargos trabalhistas.

No entanto, é a negociação coletiva, por meio de sindicatos, que define as regras desta distribuição, garantindo que todos os trabalhadores do banco recebam parte deste lucro, que foi construído com o esforço de todos.

As regras são descritas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

PPRS – Programa Próprio de Resultados do Santander 

Este programa é negociado com o Sindicato e suas regras são descritas no Acordo Aditivo do Santander (acordo especifico). Todos os trabalhadores recebem o mesmo valor, que é norteado pela ROAE. Do inglês Return on Average Equity (ou retorno sobre patrimônio médio), ROAE é a medida de rentabilidade de uma companhia/empresa, obtida através da relação entre o lucro da empresa e o seu patrimônio líquido.

Tanto a PPRS quanto a PLR, em que as regras são definidas por acordo coletivo, a nota de feeedback não interfere no recebimento. Ou seja, se garante uma distribuição mais justa entre todos.

Os bancários que são elegíveis ao PPG e/ou PPE recebem a PPRS inclusa nesse valor, e o banco não discrimina no holerite como PPRS. Mas este é o valor mínimo que todos os bancários do Santander recebem a título de Programa Próprio do Santander.

PPE – PPG

São, respectivamente, Programa Próprio Específico, apenas para áreas elegíveis, e Programa Próprio para Cargos de Gestão, conhecido também como “bônus”.

As regras destes programas não são discutidas com os sindicatos e obedecem critérios de produtividade e de notas de feedback, que nem sempre seguem critérios claros e justos, sendo, na maior parte das vezes, submetidas à avaliação do gestor.

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-04-18T173057.429
Eleição do Sindicato encerrada: Chapa 1 é eleita com 98% d...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-04-02T100535.017
Trabalhadores do Santander participam de Assembleia Geral ...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (90)
Congresso Interestadual da Feeb-SP/MS é pontapé inicial na...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design (87)
Dia Internacional da Mulher: trabalhadoras protestam por d...
Mês das mulheres promoção flores aquareladas capa facebook (Post para Instagram) (1)
Reflexões sobre o mês das mulheres: há razões para celebra...