O Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e região retardou por duas horas a abertura da agência central da cidade.
O protesto realizado nesta terça-feira (29) foi motivado para cobrar a direção do banco, que tem ferido gravemente o acordo com a categoria ao tomar medidas, de forma unilateral, que afetam seus trabalhadores sem qualquer negociação com o movimento sindical, sem sequer comunicar tais decisões, resultando no enfraquecimento das relações entre empregado e empregador.
O sinal vermelho também está ligado para as condições de trabalho a qual o banco tem submetido seus funcionários. Os trabalhadores têm sido colocados à prova todos os dias ao serem surpreendidos com determinações do banco, como a ampliação de horários de atendimento e a imposição do cumprimento de metas absurdas, que sufocam e sobrecarregam o trabalhador.
Na tentativa de convencer o banco a mudar seu comportamento nocivo e de levar tais atitudes a um patamar nacional, o sindicato se junta à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e às demais representações sindicais, para mais um ato em prol da democracia, da vida e dos diretos do trabalhador.
“Queremos que o Santander respeite nosso acordo sindical e volte a negociar conjuntamente suas decisões! Nossa luta é pelo fim da ampliação no horário de atendimento – disso não abrimos mão – por mais contratação, que o banco passe a exigir metas possíveis de serem alcançadas e por empatia para com o seu trabalhador, que está sobrecarregado além dos seus limites!” enfatiza, Ronaldo Silvino, presidente dos Bancários de Ribeirão Preto.
No terceiro trimestre de 2016, o Santander tinha 34 milhões de clientes, número que saltou para 51,8 milhões no terceiro trimestre de 2021. Um aumento de 52,4%. O número de trabalhadores, por sua vez, aumentou apenas 2,5% no mesmo período, passando de 48.024 para 49.246. O banco espanhol também fechou 226 agências no país entre o terceiro trimestre de 2016 e o terceiro trimestre de 2021, passando de 2.255 para 2.029, uma queda de 10% do total. Os dados são das Demonstrações Financeiras do Banco Santander.
Mesmo diante deste cenário de fechamento de agências e aumento exponencial do número de clientes, o Santander estendeu o horário de atendimento das agências, medida tomada de forma unilateral e sem nenhum diálogo com a representação dos trabalhadores, e que evidenciou ainda mais a falta de funcionários e os problemas decorrentes.
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação. Fale com a Gente!!!
Telefone: 16 2111.7070 – das 08h às 17h
WhatsApp: 16 99635.2121
E-mail: juridico@bancariosribeiraopreto.com.br
Twitter/Instagram: @bancariosrp
Galeria das fotos do protesto: