O objetivo é denunciar os problemas causados pelo fechamento de agências bancárias em diversas localidades do país
Nesta quarta-feira (28), o movimento sindical lançou a campanha #BancoParaTodos, com o objetivo de denunciar os problemas causados pelo fechamento de agências bancárias em diversas localidades do país.
Um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que 42% dos municípios brasileiros não possuem nenhuma agência bancária. E, em 7% dessas cidades, não há qualquer tipo de atendimento bancário
Atualmente, o Brasil conta com apenas 7.216 agências em todo o país, o menor número desde 2007, quando o Banco Central começou a registrar esses dados. E a situação está se agravando, pois somente no ano de 2022 foram fechadas 428 unidades.
Outro aspecto preocupante é a demissão de funcionários devido aos fechamentos de agências. Esses profissionais perdem seus empregos e ficam sem condições de sustentar suas famílias. Além do impacto individual, essa situação afeta negativamente o comércio local, resultando em prejuízos para toda a sociedade.
A campanha #BancoParaTodos tem como objetivo chamar a atenção para esses problemas e buscar soluções que garantam o acesso aos serviços bancários para toda a população brasileira, conforme determina a lei.
A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), participou do lançamento da campanha junto com seus Sindicatos dos Bancários filiados. Entre as atividades realizadas estão, visita às agências e unidades de atendimento, e diálogo e entrega de carta aberta ao bancário e à população. Pelas redes sociais, os sindicatos se manifestaram com a postagens de conteúdos contra a política de fechamento das agências.
Um tuitaço com o uso da hashtag #BancoParaTodos fortaleceu a campanha.