Reivindicações da categoria avançam nas negociações sobre trabalho remoto, mas Comando dos Bancários cobra agilidade na resposta sobre a proposta global
A proposta da categoria bancária para o trabalho remoto avançou nas negociações realizadas na tarde desta quinta-feira (11) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os representantes dos Bancários ainda não receberam a redação final, mas a proposta apresentada pela Fenaban é bem semelhante à colocada na minuta, o que consideraram um avanço. No entanto, pôde-se observar que pontos importantes, como o controle da jornada, a ajuda de custo e o acesso do movimento sindical a estes trabalhadores não foram incluídos no texto apresentado.
Os representantes dos bancários reforçam a necessidade de se agilizar a resposta sobre a proposta global, com todos os itens da pauta de reivindicações. A pauta de reivindicações foi entregue há quase dois meses e apresentado cada um dos pontos da minuta o que, já deu tempo suficiente para que os bancos analisassem o que foi proposto e dessem a resposta com avanços no combate ao assédio moral e sexual, ao fim das metas abusivas, proteção do emprego e com aumento real, maior reajuste dos vales alimentação e refeição, além da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
O artigo 56 da minuta de reivindicações da categoria é o que trata sobre o trabalho à distância (teletrabalho). Já houve avanços em relação a diversos pontos, como:
As próximas reuniões de negociações serão realizadas nos dias 15, 18 e 19 de agosto.