Negociações com os bancos começam nesta quarta-feira (22)

Publicado por:Rogerio Novaes
Aumento real, aumento maior no VA e no VR, saúde e condições de trabalho estão entre os principais pontos da pauta de reivindicações da categoria à Fenaban (federação dos bancos).

A partir de hoje, Comando e Fenaban se reúnem para as mesas de negociação

A minuta de reivindicações foi construída democraticamente, com os trabalhadores apontando, em consulta nacional, suas prioridades. O resultado da consulta foi debatido em conferências estaduais e, por fim, na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida no último final de semana (11 e 12), em São Paulo, onde a pauta foi aprovada.

Acesse as íntegras das Minutas

Minuta Fenaban: MINUTA DE REIVINDICAÇÃO 2022_Fenaban

Minuta Caixa: CONTRAF_ Pauta_CAIXA_2022

Minutas Banco do Brasil: Pauta de Reivindicações Específicas do Banco do Brasil  e  Minuta da Pauta de Reivindicações Específica do Banco do Brasil

Minuta Bradesco: Minuta-da-Pauta-de-Reivindicações-do-Bradesco-2022

A pauta de reivindicações foi definida na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida entre os dias 10 e 12 de junho, e aprovada em assembleias realizadas por sindicatos de todo o país nos dias 13 e 14 de junho. Entre as principais reivindicações estão o aumento real de 5% (INPC +5%); aumento maior para os vales refeição e alimentação; e questões relacionadas à saúde, como, por exemplo, o acompanhamento dos bancários com sequelas da covid-19.

A categoria luta para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho que garante direitos à categoria há 30 anos,
Além de manter os direitos já presentes na convenção, os trabalhadores querem novas conquistas. Entre as principais reivindicações está o aumento real, mas também um vale refeição e alimentação que dê para passar o mês, pois o que a gente tem hoje não está dando. os trabalhadores também querem discutir a saúde e condições de trabalho, já que sofrem com esse problema além da pressão das metas abusivas.

Como a data-base da categoria é 1º de setembro e a reforma trabalhista acabou com a ultratividade (manutenção dos direitos da atual Convenção Coletiva de Trabalho até a assinatura do novo acordo), o movimento sindical alerta para que a categoria se mantenha mobilizada.

Veja as principais reivindicações
  • Reposição salarial e nas demais verbas: Inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real;
  • Aumento maior para o VR e VA;
  • Garantia dos empregos
  • Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;
  • Fim das metas abusivas;
  • Combate ao assédio moral;
  • Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19.
Calendário

As negociações já começam na semana que vem. Veja abaixo o calendário de negociações.

Junho:
22 e 27/6

Julho:
6, 22 e 28/7

Agosto:
1, 3, 8, 11, 15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24/8

O ato de entrega das Minutas ocorreu na sede da Fenaban, em São Paulo e contou com a presença de várias entidades representativas da categoria, confederação, federações e alguns sindicatos. Na oportunidade foram reforçadas as prioridades das reivindicações, entre elas, o aumento real nas cláusulas econômicas, a manutenção do emprego e dos direitos, o combate ao assédio moral, o acesso à saúde e às melhores condições de trabalho, à importância da igualdade de oportunidades e a negociação do teletrabalho.

Fique por dentro de tudo que acontece e do andamento das negociações seguindo o Sindicato aqui no site e nas redes: @bancariosrp

 

 

Relacionados

Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design
Bradesco atende Sindicatos e concede auxílio-academia
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design
Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul ...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design
Intransigência da Caixa encerra negociações sobre PcD e ne...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-17T113455.472
Comando Nacional dos Bancários entregará minuta de reivind...
Instagram Post Photo Collage Minimalist Neutral Moodboard Grid Design - 2024-06-17T092356.252
Trabalhadores entregam minuta de reivindicações ao Santand...