Negociações com os bancos começam nesta quarta-feira (22)

Publicado por:Rogerio Novaes
Aumento real, aumento maior no VA e no VR, saúde e condições de trabalho estão entre os principais pontos da pauta de reivindicações da categoria à Fenaban (federação dos bancos).

A partir de hoje, Comando e Fenaban se reúnem para as mesas de negociação

A minuta de reivindicações foi construída democraticamente, com os trabalhadores apontando, em consulta nacional, suas prioridades. O resultado da consulta foi debatido em conferências estaduais e, por fim, na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida no último final de semana (11 e 12), em São Paulo, onde a pauta foi aprovada.

Acesse as íntegras das Minutas

Minuta Fenaban: MINUTA DE REIVINDICAÇÃO 2022_Fenaban

Minuta Caixa: CONTRAF_ Pauta_CAIXA_2022

Minutas Banco do Brasil: Pauta de Reivindicações Específicas do Banco do Brasil  e  Minuta da Pauta de Reivindicações Específica do Banco do Brasil

Minuta Bradesco: Minuta-da-Pauta-de-Reivindicações-do-Bradesco-2022

A pauta de reivindicações foi definida na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida entre os dias 10 e 12 de junho, e aprovada em assembleias realizadas por sindicatos de todo o país nos dias 13 e 14 de junho. Entre as principais reivindicações estão o aumento real de 5% (INPC +5%); aumento maior para os vales refeição e alimentação; e questões relacionadas à saúde, como, por exemplo, o acompanhamento dos bancários com sequelas da covid-19.

A categoria luta para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho que garante direitos à categoria há 30 anos,
Além de manter os direitos já presentes na convenção, os trabalhadores querem novas conquistas. Entre as principais reivindicações está o aumento real, mas também um vale refeição e alimentação que dê para passar o mês, pois o que a gente tem hoje não está dando. os trabalhadores também querem discutir a saúde e condições de trabalho, já que sofrem com esse problema além da pressão das metas abusivas.

Como a data-base da categoria é 1º de setembro e a reforma trabalhista acabou com a ultratividade (manutenção dos direitos da atual Convenção Coletiva de Trabalho até a assinatura do novo acordo), o movimento sindical alerta para que a categoria se mantenha mobilizada.

Veja as principais reivindicações
  • Reposição salarial e nas demais verbas: Inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real;
  • Aumento maior para o VR e VA;
  • Garantia dos empregos
  • Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;
  • Fim das metas abusivas;
  • Combate ao assédio moral;
  • Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19.
Calendário

As negociações já começam na semana que vem. Veja abaixo o calendário de negociações.

Junho:
22 e 27/6

Julho:
6, 22 e 28/7

Agosto:
1, 3, 8, 11, 15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24/8

O ato de entrega das Minutas ocorreu na sede da Fenaban, em São Paulo e contou com a presença de várias entidades representativas da categoria, confederação, federações e alguns sindicatos. Na oportunidade foram reforçadas as prioridades das reivindicações, entre elas, o aumento real nas cláusulas econômicas, a manutenção do emprego e dos direitos, o combate ao assédio moral, o acesso à saúde e às melhores condições de trabalho, à importância da igualdade de oportunidades e a negociação do teletrabalho.

Fique por dentro de tudo que acontece e do andamento das negociações seguindo o Sindicato aqui no site e nas redes: @bancariosrp

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Relacionados

NEGOCIAÇÃO ARTES (9)
Categoria bancária consegue suspender debate sobre trab...
NEGOCIAÇÃO ARTES (8)
Campanha Nacional: negociação conquista avanços no comb...
NEGOCIAÇÃO ARTES (7)
Foi alterado o Tema da próxima mesa com Fenaban para Ig...
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA (Post para Instagram)
Dia 07/07 tem assembleia dos bancários do Safra
Assédio Moral
Sindicatos convocam Dia Nacional de Luta contra o asséd...